Quanto dar e para quem dar gorjetaGORJETAS/TIPS , Artigo de Autoria de Márcia Santos, publicado na fanpage Desenrolando Orlando

 

Nos Estados Unidos, as gorjetas, as famosas “tips” não são algo que possamos considerar como opcional, pois na cultura americana dar gorjeta é praticamente obrigatório, só não se dá se o serviço for péssimo. Lá os salários são pagos por hora de trabalho e esses valores são baixos; então, as gorjetas são o que integram a maior parte do dinheiro ganho por esses trabalhadores.

 

Então, quando for fazer o planejamento de sua viagem, você deve considerar as gorjetas como custos fixos. E, para isso, procure sempre ter dinheiro trocado e, por favor, nada de moedas na hora das gorjetas.

Uma pergunta que sempre ronda a cabeça dos marinheiros de primeira viagem é quanto dar e para quem dar gorjeta; então, vamos tentar detalhar os casos mais comuns e os valores.

⇒Camareira do hotel: elas fazem a limpeza diária do quarto; é claro que este serviço já está incluído no que foi contratado na reserva do hotel, mas, como citei anteriormente, os salários desses funcionários são baixos, então, não custa nada agradar aqueles que nos tratam bem. Algumas pessoas acham que $ 1,00 por dia já é o suficiente, outros, que se deve dar $ 1,00 por hóspede no quarto, eu normalmente deixo $ 2,00 por dia (viajamos em 3 pessoas, dois adultos e uma criança); no último dia deixo sempre um pouco mais, uns $ 5,00. A gorjeta deve ser dada todos os dias, desde o início da estadia; procure sempre deixar a gorjeta em local visível. Só um conselho: não tente testar o que irá acontecer acaso você não deixe a gorjeta, tenho certeza que você não irá gostar do resultado.

⇒Carregador de mala no hotel: normalmente é dado de $ 1,00 a $ 2,00 por mala; você pode dar também $ 2,00 para 1 mala, e depois U$ 1,00 por mala adicional; Algumas pessoas preferem dar $ 5,00 ou $ 10,00 por todo o trabalho de transportar tudo até o quarto ou até o carro. Nos aeroportos também costumam ter ajudantes para levar as malas até o check in, você poderá usar do mesmo critério para dar a gorjeta a essa pessoa.

⇒Nos restaurantes: a gorjeta costuma variar entre 10% e 20%. Esse percentual varia de acordo com o grau de satisfação ao atendimento que foi prestado, um serviço normal paga-se 10%; um bom serviço, aquele que passa um pouco do padrão, paga-se 15% e, se o serviço for excelente, muito acima da sua expectativa, 20%. Mas atenção, o valor da gorjeta não vem estipulado na conta. As contas dos restaurantes têm um campo para ser colocado o valor da “tip”, assim, você mesmo calcula e anota o valor que você dará. Você também poderá pagar a sua conta no cartão e a gorjeta em dinheiro, para isso, não será anotado nada na conta.

⇒Mesas com 8 ou mais pessoas: neste caso, geralmente o serviço já vem incluso. Na maioria dos locais, para as mesas grandes o valor da “tip” já está incluído no valor da conta, e normalmente varia entre 15% e 18%.

Se você tiver alguma dúvida quanto à cobrança ou não da “tip”, pergunte ao garçom que estiver te atendendo, ele irá te ajudar.

⇒Barman: essa regra serve tanto para bares ou restaurantes; quando você é atendido no balcão, você pode dar algo em torno de $ 1,00 por cerveja, ou drinques engarrafados, e $ 2,00 ou $ 3,00 para drinques feitos pelo barman ou ainda uma variação entre 10% e 15%. Lembre-se, no balcão a gorjeta é dada a cada drink servido.

⇒Motorista de táxi: Alguns dizem 15%, outros arredondam a conta. Se, por acaso, o motorista do táxi lhe ajudar com as malas e for cordial com informações e outras coisas, você pode dar também $ 1,00 por mala.

⇒Manobristas em estacionamento: essa você deve dar ao manobrista que te entregar o carro, normalmente $ 2,00.

⇒Serviço de quarto: se o seu hotel tiver o serviço de quarto, você poderá dar uma gorjeta de $ 1,00 caso você peça algo.

⇒Passeios contratados: o motorista ou guia devem receber uma gorjeta individual, cujo valor fica a seu critério.

Nos parques não se costuma dar gorjeta, a não ser nos restaurantes.

As informações dadas tem apenas o intuito de dar dicas sobre a rotina e como se dar gorjeta na sua viagem. Fica a critério de cada um a decisão a ser tomada.

Fonte: Dicas da Fan Page Desenrolando Orlando por Márcia Santos

Confira também : Aprenda a viajar de graça usando milhas Aéreas e Como Planejar seu dia a dia nos Parques da Disney