Descubra como o Viajando acumula Milhas !

 

O programa de milhagem da TAM, o TAM Multiplus, oferece mais benefícios para o consumidor que tem pontos acumulados no cartão de crédito e deseja convertê-los em milhas, segundo levantamento do site especializado em promoções de bilhetes Melhores Destinos.

Em segundo lugar, o programa mais vantajoso é o Smiles, da GOL. seguido pelo TudoAzul, da Azul; e Amigo, da Avianca.

A pesquisa comparou as principais regras e diferenciais oferecidos pelos quatro principais programas de milhagem de companhias aéreas brasileiras.

Entre os principais pontos analisados pelos Melhores Destinos estão: o número de opções de destinos internacionais oferecidos, companhias aéreas nas quais é possível resgatar passagens internacionais, quantidade de milhas necessárias para emissão de um bilhete internacional na companhia aérea e empresas parceiras, e número de convênios com bancos e administradoras de cartões de crédito

 

 

Programa Tam Multiplus Gol Smiles Azul Tudo Azul Avianca Amigo
Validade de pontos 2 anos 3 anos 2 anos 2 anos
Quantidade de pontos mínima e máxima para viagens internacionais América do Sul: 14 mil a 100 mil/ Estados Unidos e América do Norte: 40 mil a 230 mil/ Europa: 60 mil a 260 mil América do Sul: 12 mil a 130 mil/ América Central: 20 mil a 130 mil/ Estados Unidos e América do Norte: 70 mil a 150 mil Estados Unidos e América do Norte: 30 mil a 140 mil América do Sul: 20 mil a 100 mil
Quantidade de destinos internacionais (operados pela empresa) 6 cidades nos Estados Unidos e América do Norte (Miami, Orlando, Nova York, Cidade do México, Cancún e Toronto); 5 cidades da Europa (Frankfurt, Londres, Madri, Milão e Paris); e 11 cidades da América do Sul (Assunção, Bogotá, Buenos Aires, Caracas, Córdoba, C. Leste, Lima, Montevidéu, Santa Cruz de La Sierra, Santiago e Rosário) 2 cidades nos Estados Unidos (Miami e Orlando); 8 cidades da América do Sul (Assunção, Buenos Aires, Caracas, Córdoba, Montevidéu, Rosário, Santa Cruz de La Sierra e Santiago); e 5 cidades na América Central (Aruba, Barbados, Curaçao, Punta Cana e Tobago) 2 cidades nos Estados Unidos (Fort Lauderdale e Orlando) 1 cidade na América do Sul (Bogotá)
Empresas parceiras onde também é possível resgatar passagens internacionais Air China, Swiss, Lufthansa, ANA, Singapore, Turkish, Brussels,LAN, Iberia, British, American, Qatar e empresas participantes da aliança OneWorld Delta, Air France, KLM, TAP, Alitalia, Aerolineas, Copa, Qatar e Etihad Tudo Azul Internacional (parceira Viajanet) que permite emissão em várias empresas Avianca Internacional e, a partir do dia 15 de julho, empresas participantes da Star Alliance (United, Air Canada, TAP, Lufthansa, Swiss, Turkish, Copa, etc.)
Quantidade de pontos mínima e máxima para viagens internacionais cobradas por empresas parceiras América do Sul: 20 mil a 140 mil; América Central: 40 mil (fixa); Estados Unidos e América do Norte: 70 mil (fixa); Europa: 80 mil (fixa); Ásia e Oceania: 120 mil (fixa) América do Sul: 20 mil a 130 mil/ América Central: 30 mil a 80 mil/ Estados Unidos e América do Norte: 70 mil a 140 mil/ Europa: 70 mil a 180 mil/ Ásia e Oceania: 100 mil a 240 mil Na parceria com o Viajanet, a quantidade de pontos depende do valor da passagem na tarifa em dinheiro. Cada 10.000 pontos TudoAzul valem aproximadamente R$ 217 em crédito para passagens América do Sul: 40 mil (fixa)/ América Central: 60 mil (fixa)/ Estados Unidos e América do Norte: 70 mil (fixa)/ Europa: 80 mil (fixa)
Bancos e administradoras de cartões de crédito conveniados BB, Caixa, Itaú, HSBC, Bradesco, Santander, Citi, Credicard, Diners, American Express, Porto Seguro e Votorantim BB, Caixa, Itaú, HSBC, Bradesco, Santander, Citi, Credicard, Diners, American Express, Porto Seguro e Votorantim BB, Caixa, HSBC, Itau, Bradesco, Santander, Credicard, American Express, Porto Seguro e Votorantim Bradesco, HSBC e American Express
Resgate flexível de parte em pontos e parte em dinheiro Sim, mas apenas para voos próprios Sim, mas apenas para voos próprios Sim, mas apenas para voos próprios Não
Pontos do cartão de crédito contribuem para mudança de status no programa de fidelidade Não Sim, a cada 15 pontos, 1 conta para upgrade Sim, a cada 15 pontos, 1 conta para upgrade (10:1 no Tudo Azul Mastercard) Não
Beneficio exclusivo para passageiros frequentes com status no programa de fidelidade Tabela de resgate diferenciada para cartão vermelho/black Validade dos pontos sobe para 4 anos (Ouro) ou 5 anos (Diamante) 1 cortesia/ano de ida e volta para acompanhante (Diamante) Não oferece benefícios
Fonte: Melhores Destinos

Diferenciais

Segundo análise do Melhores Destinos, a principal vantagem do TAM Multiplus é ter a maior malha aérea internacional, com opções de voos para 22 cidades nos Estados Unidos, Europa e América do Sul. Outro ponto positivo é que clientes com cartões TAM Multiplus Vermelho, Vermelho Plus e Black têm direito a uma tabela diferenciada, com maior disponibilidade de vagas e menor quantidade de milhas.

Uma desvantagem do programa de milhagem da TAM é oferecer poucas vagas em voos operados por companhias aéreas parceiras, nas quais a tabela de milhas é fixa. Além disso, a companhia aérea não divulga todos os voos realizados em parceria no site do programa de milhagem: determinados trechos são encontrados apenas por meio da central de atendimento.

Já o Smiles tem como ponto negativo a pouca disponibilidade de assentos em algumas rotas próprias, apesar de voar para 15 destinos. Por outro lado, tanto voos próprios e de parceiros podem ser consultados pelo site do programa de milhagem. Outra vantagem é que clientes Clube Smiles e Cartão Smiles Diamante podem obter descontos na passagem com milhas, mas por tempo determinado e restrito a alguns voos.

O programa de milhagem da GOL também permite realizar uma escala ou conexão com duração maior do que 24h (stopover) em voos próprios ou de parceiros. Ou seja, é possível conhecer mais de um destino em uma mesma viagem sem gastar mais milhas. A consulta de disponibilidade e emissão de bilhete com stopover precisa ser realizada pelo consumidor por meio da central de atendimento telefônica da companhia aérea.

Já o programa TudoAzul tem apenas dois destinos internacionais próprios, ambos para os Estados Unidos. Em compensação, tem uma parceria com o site de passagens Viajanet, que é válida para voos internacionais. Cada 10 mil milhas no TudoAzul valem cerca de 217 reais em bilhetes disponíveis no site da agência de viagens. Como a passagem é emitida como se fosse paga em dinheiro, o usuário pode acumular mais milhas, dependendo da regra da companhia aérea escolhida.

No entanto, há restrições de trechos e empresas aéreas na parceria do TudoAzul com o Viajanet. Não é possível emitir passagens nos voos das concorrentes TAM e GOL, por exemplo. Além disso, a cotação do valor de milhas em créditos no site da agência de viagens pode variar conforme a cotação do dólar e as negociações entre as empresas.

Fonte : Exame