Descubra como ganhar e resgatar milhas em programas de fidelidade para viajar de graça

Viajar já é bom, viajar de graça é melhor ainda! Mas essa afirmação só é possível graças aos programas de fidelidade das companhias aéreas que oferecem para incentivar quem gosta de viajar a optar a empresa e seus voos, pois bonificam sua escolha com uma certa quantidade de pontos ou milhas que podem ser somados e trocados por passagens ou outros prêmios.

Como se inscrever em programas de fidelidade

A inscrição nos programas de fidelidade é grátis e relativamente simples. O primeiro passo é escolher a companhia aérea de sua preferência, acessar o seu site e conhecer as categorias de premiações e opções para resgatar milhas mais adequada ao seu perfil de viajante.

Para facilitar o seu trabalho, listamos os sites para você conhecer os programas de fidelidade das principais companhias aéreas:

American Airlines AAdvantage: www.aa.com/AAdvantage

Copa Connect Miles: www.connectmiles.copaair.com

Delta Sky Miles: www.delta.com/skymiles

Gol Smiles: www.voegol.com.br/smiles

TAM Fidelidade: www.tam.com.br/fidelidade

Tudo Azul: www.tudoazul.voeazul.com.br

Algumas destas opções oferecem benefícios extras, como descontos no aluguel de carros ou em hospedagens. por isso vale a pena investir seu tempo para conhecer bem cada programa. Ou se preferir, pode se cadastrar no site Multiplus Fidelidade (www.multiplusfidelidade.com.br) e ter acesso a promoções de diversas empresa.

Se você voa pouco, a melhor dica é procurar por uma operadora de cartões que ofereça boas taxas e um ótimo programa de fidelidade, que transforme ou multiplique o valor gasto com suas despesas pagas no crédito em pontos que possam ser revertidos ou utilizados para resgatar milhas. Mas se você é um turista “profissional”, poderá somar a milhagem de suas viagens com os pontos conquistados em seu cartão de crédito.

Lembre-se de não ultrapassar o limite de seu cartão em despesas no Brasil, ou suas compras no exterior podem ser prejudicadas.

Como resgatar milhas

Uma vez inscrito no programa de sua preferência, cada viagem ou compra no cartão de crédito realizada acumulará pontos para que sejam trocados posteriormente. A partir deste momento, você já pode começar a fazer planos para sua próxima viagem, principalmente se deseja viajar durante a baixa temporada e aproveitar as promoções que costumam lançar durante o período.

Você também pode resgatar milhas para fazer upgrades.

Você também pode resgatar milhas para fazer upgrades.

Por exemplo, se você deseja conhecer os Estados Unidos precisará guardar cerca de 40 mil milhas para trocar pelas passagens para chegar ao seu destino, mas em períodos de baixa temporada é possível encontrar promoções em que poderá viajar gastando metade das milhas normalmente necessárias. Então evite a tentação de gastar estes pontos com outros prêmios ou trechos menores.

O único problema pode vir a ser a validade de dois anos para os pontos adquiridos, ou seja, você precisará acumular a pontuação necessária em até dois anos para que seja possível resgatar milhas e converter nas passagens para sua viagem.

Em contrapartida, a maioria das companhias aéreas e operadoras de cartões de crédito costumam oferecer mais vantagens para quem utiliza os seus serviços constantemente. Ou seja, poderá aproveitar de mordomias diferenciadas ou ter suas milhas multiplicadas de acordo com seus gastos com com a empresa que escolheu.

Mas não se esqueça que as viagens realizadas com milhagem não computam pontos em seu programa de fidelidade