A falta de dinheiro é o principal motivo para a falta de viagens ao longo do ano ou nas férias de muitos brasileiros. No entanto, é possível evitar o problema, mudando alguns hábitos para conseguir economizar dinheiro para viajar. Seguindo as dicas do post de hoje, será possível marcar o próximo destino e se preparar para dias incríveis. Confira!

Defina um destino

O primeiro passo para juntar dinheiro pra cair na estrada é decidir o destino. Assim, será possível definir qual quantia será necessária reunir para os tão merecidos dias de folga. Depois de escolher o destino, que pode ser longe ou perto conforme suas expectativas e condições, estipule quanto tempo vai durar sua estadia e calcule os gastos com hospedagem, alimentação e passagens. Dessa forma, será possível ter uma noção do investimento a ser feito na viagem e então se preparar para juntar o montante necessário.

Tenha um cofre

Escolha um lugar para guardar seu dinheiro.Escolha um lugar para guardar seu dinheiro.
Depois de descobrir o quanto você terá que gastar na viagem, escolha um lugar para guardar suas economias. Você pode abrir uma poupança específica para isso, além de ter um cofre para manter as moedas, o troco e cédulas de valor menor que sobram no dia-a-dia. Mas lembre-se: este dinheiro é para a sua viagem, então evite gastá-lo com outros gastos, mesmo que seja apenas uma quantia pequena.

Organize sua vida financeira

Para muitas pessoas, essa é a parte mais chata na hora de economizar dinheiro, independente do objetivo. Isso porque será necessário montar planilhas, anotar todas as despesas e entradas para então fazer um balanço mensal, mas é muito necessário, além de eficiente. Durante o balanço, observe todos os custos que teve ao longo do mês e descubra quais podem ser eliminados no mês seguinte e quais são realmente necessários para a sua rotina. Para os que não tem muita experiência com planilhas, é possível encontrar diversos aplicativos para celular bem intuitivos e fáceis de se organizar, como por exemplo o Toshl Finanças.

Estipule uma meta

Logo após analisar sua situação financeira, estipule quanto poderá guardar no final de cada mês e por quanto tempo será necessário economizar. Você consegue poupar 10% do seu salário? Ou R$ 50 é o que pode sobrar mensalmente? Não importa se é pouco ou muito. O importante é ter uma meta para reservar a cada salário e investir esse montante em sua viagem – a poupança e seu cofre estão aí para isso.

Elimine gastos

Em vez de almoçar fora nos dias de trabalho, que tal preparar o próprio almoço e levar para a firma? Seguindo essa mesma ideia, é possível mudar outros hábitos como parar de pagar uma academia para se exercitar ao ar livre ou em casa mesmo, com ajuda da internet, ou ainda sair para jantar fora ou para balada menos vezes por mês. Todo o dinheiro que seria gasto com essas atividades pode ir direto para as suas reservas. E por mais difícil que possa parecer, lembre-se que todo o esforço será recompensado durante os seus dias de descanso.

Livre-se de peças usadas

Com a ajuda da internet e conversando com amigos, é possível vender peças usadas, sem que seja necessário montar um bazar na frente da sua casa.Com a ajuda da internet e conversando com amigos, é possível vender peças usadas, sem que seja
necessário montar um bazar na frente da sua casa.
Não precisa montar um bazar na frente da sua casa ou uma loja virtual. Basta conversar com amigos e vender peças usadas e que não servem mais, como roupas, calçados e acessórios. Atualmente, há grupos no Facebook criados justamente para quem quer vender coisas usadas. E a lista só vai aumentar, conforme você vasculhar sua casa, em busca de itens que não são mais usados e que já se tornaram obsoletos. Estipule um preço justo e reserve o valor adquirido.

Faça passeios alternativos

Você deixar de ir a balada ou a restaurantes caros para economizar não significa abrir mão do lazer e entretenimento. É possível se divertir sem gastar muito, é só buscar por atividades gratuitas ou passeios alternativos em sua cidade. Caminhar em parques, participar de oficinas ou conferir exposições são algumas das possibilidades. E se você não pode ficar sem ir ao cinema, que tal pegar sessões nos dias de promoção? Você vai descobrir que não precisa gastar muito para ter momentos agradáveis na própria cidade.

Participe de promoções

Uma pizzaria está dando desconto? Não tem porque não aproveitar. O mesmo vale para salões de beleza, supermercados, lojas e qualquer outro lugar que esteja com boas ofertas e promoções. Ainda nesse sentido, não se esqueça de conferir as promoções de companhias aéreas e de hotéis aqui no site da MalaPronta.com. A dica, portanto, é ficar de olho e não perder chances únicas de economizar com gastos necessários.

Seja objetivo e aplicado

Mantenha o foco e tudo será muito mais fácil.Mantenha o foco e tudo será muito mais fácil.
Tomou todas as decisões necessárias para economizar dinheiro para viajar e já sabe para onde quer ir nas próximas férias? Seja objetivo e aplicado, cumprindo todas as metas estipuladas. Com força de vontade e muito foco, será possível economizar a quantia necessária para sua viagem e muitas outras que virão na sequência. Adote esses hábitos para a vida e viaje várias vezes ao ano, sem se preocupar com a falta de dinheiro.
Temos certeza que seguindo essas dicas, você vai conseguir o dinheiro que faltava para marcar a próxima viagem. É só você querer! E se tiver outras sugestões, não esqueça de compartilhar com a gente nos comentários.
Crédito das imagens: Shutterstock.com
Esse post foi escrito para o Blog da MalaPronta.com, hotéis no Brasil e no Mundo pelo menor preço!
http://feeds.feedburner.com/viajandonovermelho/ShSu