Como abrir uma conta corrente nos Estados Unidos!

Na minha recente viagem para a terra do tio Sam eu consegui abrir uma Checking Account (que é como eles chamam a conta corrente) e vou compartilhar aqui a minha experiência.

O primeiro passo foi pesquisar, antes de sair do Brasil, quais os documentos necessários e uma busca na Internet deu indicações que bastava apenas um passaporte, um segundo documento com foto e um endereço (que pode ser do Brasil) para abrir a conta.

Depois eu pesquisei quais instituições abriam a conta apenas com estes documentos e pelo que vi não existem muitas restrições e praticamente todas as instituições que tem agências físicas o fazem, desde que você vá pessoalmente a uma agência. Procurei quais das principais instituições bancárias tinham agências na cidade em que eu iria e selecionei o Bank of America e o Wells Fargo.

Entrei em contato com ambos que confirmaram a informação e disseram que teriam o “maior prazer” em abrir uma conta e receber meus depósitos. (claro, qual banco não quer dinheiro?)

O banco escolhido foi o Wells Fargo, primeiro por ser umas das mais tradicionais e sólidas instituições financeiras dos EUA e também porque um dos maiores acionistas é o mito Warren Buffett, o que aumenta a probabilidade da empresa ser bem administrada e segura.

Fui até a agência e o processo foi bastante rápido e cortês. Apresentei os documentos necessários, respondi a algumas questões e o “banker” me explicou as características da conta.

A conta que abri é a mais simples, chamada de Everyday Checking.

Algumas características:

– Depósito inicial de $50
– Tarifa mensal de $10 (gratuito para quem tem saldo médio de $1500 ao longo do mês)
– Acesso ao Internet Banking, Aplicativo Móvel, ATMs e Cartão de Débito
– Necessário ter também uma Savings Account (poupança com rendimento de cerca de 0,01% a.a., no caso do Wells Fargo).
– A Savings Account é gratuita se você tiver pelo menos $300 em saldo

Mais características desta conta aqui

Fiz um depósito inicial de $1500 na Checking e $300 na Savings e em cerca de 30 minutos eu já estava saindo da agência com tudo pronto, incluindo:

– Kit de boas vindas, contendo os regulamentos (Agreements, Terms and Conditions) e informações sobre a conta;
– Talão de Cheques
– Talão de Depósitos (para facilitar na hora de fazer o depósito)
– Cartão temporário (imagem abaixo)

Cerca de 1 semana depois recebi na minha casa, no Brasil, o cartão definitivo.

Depósitos

Os depósitos no futuro podem ser feitos diretamente na conta, levando dinheiro em espécie e depositando em uma agência lá nos EUA ou então através de remessa pela conta do meu banco no Brasil. Todos os bancos oferecem este serviço, mas as taxas cobradas variam.

Eu fiz uma remessa e vou contar mais detalhes em breve, em outro post.

Obs: Enquanto que no BBaméricas , exigem 10 mil dólares se fizer via Brasil e 3 mil dólares local e mais documentação que não temos, e 15 dias para emitir um cartão de débito, ..

Confira Também como abrir uma conta no BBAméricas aqui , uma dica para fugir do iof de 6%.

Compartilhem suas experiência com nosso Blog, Como foi a sua?

wellscard